Plano Curricular

“Bioinformaticians are an increasingly important element of the healthcare workforce.”  by Dr Sobia Raza in Defining the role of a bioinformatician

Nota o mestrado está de momento a ser reformulado e a informação abaixo irá ser actualizada em breve.

No primeiro semestre os alunos devem realizar um total de pelo menos 18 ECTS com disciplinas de cada um dos 4 grupos de disciplinas (A;B;C;D) e podem ser dispensado de escolher disciplinas em um (e apenas um) dos grupos, se os seus antecedentes de formação forem da área científica desse grupo.

  • Um aluno da área de Biologia e afins (perfil de entrada) tem que fazer obrigatoriamente 6 créditos na área da Informática (Grupo A), 6 créditos na área de Estatistica (Grupo B) e 6 créditos na área da Biologia (Grupo D).
  • Um aluno da área de Informática e afins (perfil de entrada) tem que fazer obrigatoriamente 6 créditos na área da Estatística (Grupo B), 6 créditos na área da Biologia/Bioquímica (Grupo C) e 6 créditos na área da Biologia (Grupo D).
  • Um aluno da área de Fisica, Matemática, Estatistica e afins (perfil de entrada) tem que fazer obrigatoriamente 6 créditos na área da Informática (Grupo A) e 6 créditos na área da Biologia/Bioquímica (Grupo C) e 6 créditos na área da Biologia (Grupo D).

Os restantes 12 ECTS são obtidos por disciplinas de opção dentro dos quatro grupos de forma prefazer 30 ECTS no semestre. No 2º semestre os alunos podem realizar entre 5 e 10 disciplinas, num total de 30 ECTS escolhendo entre o Grupo E de disciplinas. No 2º semestre, são requeridos 18 créditos obrigatórios nas disciplinas da área científica predominante (Biologia e Informática / Biologia Computacional) da área de especialização pretendida. No segundo ano os alunos podem realizar uma dissertação de mestrado numa das duas Áreas de especialização: Bioinformática e Biologia Computacional. A escolha pode ser feita independentemente dos seus antecedentes de formação e consoante a opinião da comissão científica do curso.

Para mais informação ver as normas regulamentares do mestrado em Deliberação n.º 1147/2009. D.R. n.º 75, Série II de 2009-04-17

Note: These Master Courses are Lectured in Portuguese only